domingo, 28 de junho de 2009

DICAS DE ESTUDO


Queridos alunos, estamos em período de provas bimestrais e gostaria de aproveitar esta oportunidade para deixar aqui algumas dicas que podem ser usadas para ajudá-los em seus estudos.


1) A primeira e talvez a mais importante de todas as dicas é que estudar não pode ser feito de maneira obrigatória. Isto quer dizer que é preciso querer estudar e, principalmente, que ao estudar é necessário querer aprender. O estudo quando feito por obrigação torna-se penoso e rende poucos resultados. Um estudo quando feito querendo aprender buscando o conhecimento, é prazeroso e os resultados obtidos através deste esforço é plenamente recompensado.


2) Estudar requer concentração. Procure estudar em um ambiente tranquilo e longe de possíveis fontes de distração, como TV, rádio, ou mesmo pessoas que distraem sua atenção. Pense que sempre haverá tempo para os momentos de distração, assistir uma TV ou curtir as pessoas que você gosta, porém, a hora de estudar deve ser respeitada e obedecida.


3) Estudar requer disciplina. Como foi dito no item anterior: hora de estudar é hora de estudar. Quando fingimos que estamos estudando só enganamos a nós mesmos, e isto nos leva a uma grande perda de tempo e frustração. Jogue limpo com você, estabeleça um período do dia para seus estudos. Procure encontrar seu melhor horário para estudar e crie uma rotina de estudos.

4) Estude com vontade. Quando digo “estude com vontade” quero dizer que você deve colocar seu coração nos seus estudos, isto é, todo seu ser e atenção, aliás, como deveríamos fazer com tudo em nossas vidas. Pode acreditar, alcançam-se melhores resultados estudando uma hora por dia com toda sua energia e atenção, do que estudando um dia inteiro de forma ausente.

5) Ao estudar localize-se dentro da disciplina que está estudando. Anote e procure sempre saber qual é o assunto que está estudando. Isto pode parecer óbvio para algumas pessoas, mas há outras que costumam não fazer a menor idéia de qual é o nome do assunto que estão estudando.


6) Procure saber quais são os pré-requisitos do assunto que está sendo estudado. Certos assuntos requerem o conhecimento prévio de outros, caso contrário corre-se o risco de ficar completamente perdido e não entender o que está sendo estudado. Isto é como perder o início de uma piada e, ao final da mesma, não compreender o porquê todos riram menos você. Muitas pessoas não conseguem aprender certos assuntos exatamente por lhes faltar certos pré-requisitos. Caso você verifique que existem certos conceitos dentro do assunto que você está estudando, que você não se recorda mais ou ainda não aprendeu, volte atrás e faça uma revisão ou um novo estudo. É preferível dar um passo para trás, para em seguida prosseguir com consciência e segurança, do que correr o risco de sacrificar todo o conhecimento relacionado a um conceito mal aprendido.

7) Identifique os conceitos novos. Quando estamos aprendendo conceitos novos, corremos o risco de não assimilá-los de imediato. Neste caso, ao contrário do que deve ser feito com os pré-requisitos, devemos avançar com a matéria, pois os conceitos novos são melhores assimilados com o desenvolvimento do assunto, a medida com que eles são abordados, explicados e relacionados com outros conceitos já estabelecidos, ou seja, quando os conceitos novos se tornam familiares para nós.


8) Ao estudar escreva tudo que for realmente novo para você. Escrever é uma boa técnica para ajudar na assimilação de um conhecimento novo. Escreva o que for realmente novo para você, não perca tempo copiando páginas e mais páginas de assuntos que já lhe são familiares. Ao escrever procure usar as suas palavras, ao invés de copiar literalmente o texto que está estudando.


9) Sempre que for possível faça desenhos, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos ou qualquer outro recurso que possa ajudar na visualização de seu objeto de estudo, às circunstâncias e relações envolvidas. Isto se aplica tanto ao estudo do texto quanto à resolução dos exercícios.


10) Ao estudar não deixe de fazer os exercícios e questões relacionadas ao assunto estudado. Os exercícios, muito além de indicadores do conhecimento assimilado, são parte integrante na formação do conhecimento de um assunto. Uma boa dica de estudo é começar a resolver os exercícios, pelas questões já resolvidas pelo professor ou por exercícios resolvidos em um livro texto. Leia e estude as resoluções como parte integrante do texto, em um primeiro momento. Assim que terminar este estudo, volte e tente resolver, você mesmo, os exercícios resolvidos, sem recorrer à resolução do professor ou do livro. Caso sinta dificuldades, releia novamente o texto, busque os elementos do texto que possam ajudá-lo na resolução . Enquanto estiver tentando resolver o exercício por você mesmo, não recorra à resolução do professor ou do livro, recorra novamente à resolução somente se for absolutamente necessário, depois que todos os recursos anteriormente citados já tiverem se esgotado. Se mesmo assim não conseguire tire suas dúvidas com seu professor, ou mesmo um colega.

11) Nunca desanime. A vitória não é alcançada sem esforço e determinação. Lembre-se que grandes realizações demoram um certo tempo para serem construídas, não se ergue um edifício da noite para o dia. É necessário força para superarmos a inércia que nos mantém presos a uma condição de acomodação e nos projetarmos à frente, em busca de novas possibilidades. Todos sabem que grandes jornadas começam com um primeiro passo. Sabemos também que aqueles que se dispõem a subir em uma montanha são recompensados ao chegarem ao topo por uma belíssima vista. Então não desanime nunca, continue seus estudos mesmo se encontrar grandes dificuldades pelo caminho, os desafios servem para consagrar nosso esforço, ao fim sua persistência será recompensada por grandes conquistas e realizações.


Espero que estas dicas possam ajudar aqueles que se encontram perdidos ou em dificuldades em relação aos estudos.


Desejo a todos muito sucesso nos estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário