quarta-feira, 28 de abril de 2010

28 DE ABRIL - DIA DA EDUCAÇÃO


















"...a boa educação é a base de uma nação consciente de seus direitos e deveres, que é capaz de construir o melhor para si e seu país, contribuindo para uma sociedade mais justa e com alta qualidade de vida".



Que a EDUCAÇÃO deveria ser um dos maiores investimentos em qualquer país, isto ninguém duvida.


Mas a questão da educação ainda é séria no Brasil e aqui em MINAS GERAIS não foge à regra no que diz respeito à VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO.


Hoje deveria estar sendo um dia de COMEMORAÇÃO, apesar de achar que EDUCAÇÃO não precisaria de um dia específico, uma vez que este processo é contínuo, mas nós professores de MINAS GERAIS, ESTAMOS É EM GREVE DESDE O DIA 8 DE ABRIL.

Estamos reivindicando o nosso DIREITO AO PISO SALÁRIAL entre outras coisas. Mas principalmente este DIREITO CONSTITUCIONAL



Segundo o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, educação é:


"Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual ou moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social".


O processo de educação começa inicialmente com a família, quando principalmente os pais ou aqueles que estão cuidando da criança, ensinam a “seus filhos” o que julgam ser certo: como devem se comportar, ser honesto, cordial ,respeitar as outras pessoas . Ou seja, é o início da formação da criança que aos poucos vai sendo preparada para a vida individual e em sociedade.


Num segundo momento, entra em cena a ESCOLA. Tem início a etapa da instrução da criança, onde ela vai adquirir conhecimentos referentes a áreas do saber específicas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes, Línguas estrangeiras (geralmente inglês ou espanhol) entre outras...



Mas o papel da escola na formação do indivíduo não fica restrito a esse tipo de informação e NÃO pode MESMO ficar.


A escola vai dar continuidade ao processo que foi iniciado pela família, educando a criança, o jovem, o adolescente também para a vida, através da disciplina, das responsabilidades, do estímulo ao exercício da cidadania e autonomia e muitas vezes até mesmo o adulto (que não teve oportunidade).


Não podemos nos esquecer que:uma boa educação deve ser a base de uma nação consciente de seus direitos e deveres.

E para que isto ocorra faz se necessário o papel importante da ESCOLA, e de seus EDUCADORES.



NESTE DIA 28 DE ABRIL - DIA DA EDUCAÇÃO – gostaria de deixar minha opinião/desabafo, para que todos possam refletir sobre O VERDADEIRO PAPEL DA EDUCAÇÃO que é a única maneira de mudarmos o rumo da nossa sociedade hoje tão cruel, fria, sem respeito para com o seu próximo, tão despreparada para atuar como cidadão consciente, sem valores morais, étnicos.


A EDUCAÇÃO FORMAL, ACADÊMICA, DEVE SER VALORIZADA PRIMEIRAMENTE À PARTIR DE SEUS PROFISSIONAIS QUE AJUDAM NA FORMAÇÃO DE TODAS AS OUTRAS PROFISSÕES.



AQUI EM MINAS GERAIS NOS PERGUNTAMOS COMO PODEMOS COMEMORAR ESTE DIA???


Cristina


Imagem www.quiosqueazul.com.br

.

2 comentários:

  1. Verdade Cris, nós professores estamos realmente sem nenhum estimulo para comemorarmos este dia que deveria realmente valorizado por todos nós, e tbm por toda nossa sociedade, inclusive por nossos governantes(estado). Então continua nossa luta por salários mais dignos e melhores condições de trabalho em geral.
    Prof. Renato

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cris...Adorei sua colocação...Acredito na nossa luta...Aqui em P.L a maioria das escolas estão paralisadas....Sem salário digno não há como ter orgulho da nossa profissão!!!!
    Beijos,
    Ana Paula Salem

    ResponderExcluir