domingo, 11 de julho de 2010

Faltam professores de ciências exatas e biológicas nas escolas do país

Muitos alunos da rede pública não têm nota de matemática nem de física porque não tiveram aula dessas disciplinas.

Tiago dos Santos, de 15 anos, teve que fazer um trabalho de física, no primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual em São Paulo. Como, em 2010, não teve nenhuma aula da matéria, apelou para internet.

“Eu não tenho a mínima idéia do que seja física”, diz o estudante.

Laine Lima, 14 anos, no Tocantins, enfrenta problema parecido.

“O professor de matemática era o mesmo professor de física. Aí saiu o professor de matemática e ficamos sem matemática e física”, conta a aluna.

O Fantástico percorreu as cinco regiões do país e constatou: nas escolas públicas brasileiras, falta gente para ensinar ciências exatas e biológicas, principalmente no ensino médio. Na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) divulgou que esse nível de ensino foi o que se saiu pior no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb.

O resultado é uma consequência do que governo já tinha apurado em 2008. Quando um levantamento do MEC mostrou um déficit de 240 mil professores da quinta série ao ensino médio. As áreas mais críticas eram, justamente, física, química e matemática. De 2008 até hoje, o governo vê algum avanço.

“Essa falta de professores começa a diminuir, mas ainda muito lentamente. Há hoje uma política muito estruturada para garantir que os jovens procurem as licenciaturas, para que os jovens se tornem professores”, diz a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda.

Para resolver o problema, os estados recorrem aos professores que não prestaram concurso, os chamados temporários.

Em São Paulo, por exemplo, há mais de 80 mil desses temporários. Segundo a Secretaria da Educação, são eles que darão as aulas de física que faltaram na escola de Tiago.

“Todas as aulas serão repostas e a reposição de aula para que não haja nenhum prejuízo no conteúdo vai ser efetuada aos sábados e fora do horário de aulas desses alunos”, explica o secretário-adjunto de Educação de São Paulo Guilherme Bueno.

Também no Sudeste, em uma escola estadual em Mesquita, na Baixada Fluminense, este ano, falta professor de química.

“A gente vai se formar, terminar o terceiro ano esse ano, ensino médio, tentar o Enem, vestibular, tudo. Agora a gente decide a nossa vida e a gente não tem uma base boa para isso, porque na escola falta professor”, reclama um estudante.

Em nota, a Secretaria de Educação do estado do Rio informou que existem carências provocadas por afastamentos de professores. Apesar de ter realizado concursos, ainda tem vagas para química, física, filosofia e sociologia.

Na região centro-oeste, em Novo Gama, a diretora de uma escola conta que 95% dos professores tem contratos temporários, e que já improvisou, teve de colocar professor de para lecionar disciplina na qual ele não era preparado.

“Isso aconteceu no caso do professor de ciência ir ministrar aula de matemática. Infelizmente acontece”, revela a diretora Jeania Cardoso.

Em nota, a Secretaria de Educação de Goiás admitiu que o déficit é de mais de 3,8 mil professores, principalmente em ciências e matemática.

Na região sul, em Porto Alegre, alguns cadernos estão vazios.

“Não tem nenhum exercício feito, não tem professor de matemática para fazer a lição”, reclama um aluno.

Ou melhor: não tinha. O Fantástico acompanhou a primeira aula de matemática do ano para a turma da primeira série do ensino médio de uma escola de Porto Alegre. Foi no fim de junho.

“A gente vai tentar resgatar todo esse conteúdo aí que vocês perderam, ressaltando o que é mais importante para que vocês não fiquem tão prejudicados”, diz o professor.

A Secretaria da Educação gaúcha disse, em nota, que a turma que ficou sem aula terá reposição em outros horários. O último concurso para professores, no estado, foi em 2005.

João Francisco dá aula de matemática em quatro escolas gaúchas. Por causa do salário baixo, às vezes pensa em buscar outro trabalho.

“Eu acredito que se eu tivesse oportunidade em alguma outra empresa talvez pudesse conciliar. Trabalhar nessa empresa, mas sempre com alguma turma, com certeza”, fala o professor.

Uma lei federal estipula o piso salarial de professores, por mês, em R$ 1024 para 30 horas semanais de aula. Mas, em muitos estados, o salário não chega a R$ 1 mil.

O presidente do movimento Todos Pela Educação, que reúne empresários e educadores, diz que melhorar o pagamento não é tudo: “Tem que ter carreira, a carreira que seja motivadora, baseada no mérito, no desempenho”, argumenta Mozart Neves Ramos.

E ele apresenta outro dado preocupante: “Somente 25% dos professores que estão ensinando física no Brasil de fato foram formados em física. Em química, 38%, isso é grave, porque a gente não sabe o que eles estão ensinando e como estão ensinando”, completa o educador.

Esse problema do professor que não é formado na matéria que ensina que já apareceu em Goiás se repete no Nordeste. Em Viana, Maranhão, Maurício Machado, de 17 anos, conta que isso aconteceu com sua mãe, professora de matemática.

“Chamaram ela na regional e queriam que ela desse outra matéria que ela não é formada. Por exemplo, biologia e outra como português”, diz Maurício.

O Fantástico visitou três escolas públicas de Viana, no interior do Maranhão. Em todas elas, faltam professores de várias disciplinas desde o início do ano. Apesar disso, notas até razoáveis brotaram no boletim de Luan Mendonça, de 17 anos.

“Eu não tinha professor no quarto bimestre e me apareceu um 7 ou 8 no meu boletim. Eu passei de anos sem saber nada de matemática”, reclama Luan.

A Secretaria de Educação do Maranhão reconhece que faltam mais de 1,2 mil professores de exatas e de ciências no estado. Segundo a nota, não há profissionais suficientes formados nessas áreas.

Na região norte, em São Miguel do Tocantins, os alunos estão sem física e matemática desde maio. No horário dos alunos do ensino médio que fica no mural, já dá para ver o déficit de matemática e física. A Secretaria de Educação de Tocantins diz que vai chamar os professores concursados do cadastro de reserva e que a reposição começa no início do segundo semestre.

Maria Clara Silva, de 16 anos, que tem espaços em branco no boletim em física e matemática, está descrente.

“Mesmo que venha em agosto, vai ser passado apenas um trabalho para recuperação da nota, e não vai ser suficiente principalmente para nós que vamos prestar vestibular”, reclama a aluna.

Segundo o MEC, física tem o maior déficit do país. Só sete mil professores se formaram entre 2001 e 2008. Números do governo, no entanto, mostram que começa a aumentar a quantidade de alunos em faculdades que formam professores no país, principalmente porque mais cursos foram criados.

“A prioridade é o professor, porque nenhuma mudança na educação acontecerá sem o professor ou contra o professor”, conclui Maria do Pilar Lacerda.


FONTE: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1605839-15605,00-FALTAM+PROFESSORES+DE+EXATAS+E+BIOLOGICAS+NAS+ESCOLAS+PUBLICAS.html#


MEU COMENTÁRIO:

PRIMEIRA PERGUNTA QUE NÃO ME CALA:

* POR QUE NÃO CITARAM MINAS GERAIS NA REPORTAGEM?

SABEMOS QUE ESTA SITUAÇÃO NÃO É DIFERENTE POR AQUI. EU, PROFESSORA DE MATEMÁTICA ME AFASTEI POR PROBLEMAS DE SAÚDE POR 15 DIAS E MEUS ALUNOS FICARAM SEM PROFESSOR, PORQUE NÃO TINHA SUBSTITUTO. MINHA AMIGA TAMBÉM PROFESSORA DE MATEMÁTICA FICOU AFASTADA 2 MESES E NADA DE SUBSTITUTO. E O GOVERNADOR E A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS FALARAM NO PERÍODO DE GREVE AOS QUATRO CANTOS QUE IRIA SUBSTITUIR TODOS OS GREVISTAS. EU QUERIA MUITO VER COMO???? OU MELHOR ONDE ELES IRIAM ENCONTRAR ESTES PROFESSORES.

NINGUÉM QUER MAIS SER PROFESSOR NESTE PAÍS QUE NÃO VALORIZA SEUS PROFISSIONAIS E CONSEQUENTEMENTE A EDUCAÇÃO.

SERÁ QUE SÓ AGORA É QUE ELES PERCEBERAM QUE ESTA É UMA PROFISSÃO EM EXTINÇÃO????

" A PRIORIDADE É O PROFESSOR..." SÓ NA FALA NÃO VAI RESOLVER O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO NEM DA FALTA DE PROFESSOR! TEM QUE HAVER POLÍTICAS PÚBLICAS SÉRIAS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A SUA VALORIZAÇÃO COMO PROFISSIONAL INDISPENSÁVEL QUE É, SÓ ASSIM A SITUAÇÃO PODE SE REVERTER!

ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE!

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5 comentários:

  1. Isso mesmo, Cristrina, parece que eles "esqueceram" de propóstio da realidade de Minas.

    E quanto cinismo daquela Pilar ao dizer que existe um programa bem estruturado para que os alunos façam opção pela licenciatura! Só se for em outro país, pois por aqui as escolas de licenciatura estão fechando as portas.

    E a questão salarial quase não aparece; de maneira alguma eles fazem uma associação direta entre esta falta de professores e os baixos e ridículos salários praticados em todo o país, especialmente em Minas.

    E ainda citam o piso do MEC (que não é o nosso piso) de R$ 1.020,00 como se fosse um atrativo para os jovens estudantes. Ora, quem vai querer fazer licenciatura e passar pelo que passa um professor hoje, para receber essa mixaria de salário!

    Só a nossa luta pode resgatar a dignidade para as carreiras da Educação. A depender dos governantes de todas as esferas - federal, estadual e municipal - estamos, os educadores e a comunidade como um todo, perdidos! Eles são muito bons para prometer e mentir, enquanto na prática asseguram recursos apenas para banqueiros, empreiteiros e para a alta hierarquia do estado.

    A nossa luta é a melhor resposta contra essa hipocrisia toda.

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  2. Boa tarde colega. Esqueceu que a "plim plim" faz propagandas maravilhosas sobre Minas Gerais e seus governos??? como iriam falar sobre a 10-Educação por aqui? Pobre país onde até a imprensa é tendenciosa..para não dizer nome pior. Ressalto ainda que qualquer pessoa as vezes até cursando uma faculdade qualquer que nada tenha a ver com Educação, pode ir fazendo um "bico" como professor neh? Se eu tentasse ser médica, advogada seria pesa por charlatanismo...por que engenheiros, e outros podem ser professores sem Licenciatura? Professor mesmo, de carreira, profissional falta e muito.E quando nos aposentarmos??? aí nem vai ser a esperança a última que morre..mas a "morte a última que espera"

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  3. PRIMEIRA PERGUNTA QUE NÃO ME CALA:
    * POR QUE NÃO CITARAM MINAS GERAIS NA REPORTAGEM?
    Uma dica...por que professores mineiros não ligam para 40022884...e perguntem para a REDE globo o motivo de MG não ser citado não reportagem??? Um doce para quem conseguir uma resposta convincente.

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  4. pensop que o pais ,Minas Gerais estao pensando em criar os professores subumanos ,porque ser educador neste contexto de luitas,mentiras,farsas e mais mentiras magoa ,causa doencas emocionais e nos deixa sobreaviso: o que eles estão tramando para os professores/ É um clima constante de instabilidades e mais arruaças.zero de cumprir os deveres de politicos.Em Minas nao só falta professores como nao temos professores habilitados ,capacitados para ministrar e reger uma orquestra musical de novas aprendizagens. o home descobriu que só amor nao é suficiente para manter uma carreira.vamos pois optar por ooutras menos sofridas e um pouco mais dignas que o magisterio. talvez ao acordar seja mais tarde e ai o preco á a lei da oferta e da procura. vamos ver.

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  5. Sou profesora de matemática a 3 anos e há 1 ano estudo pra concurso pra sair de vez dessa profissão .. por que o descaso é muito grande e eu vou conseguir sair ...!!! ammém

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