terça-feira, 21 de setembro de 2010

IMPORTÂNCIA DO SONO





Estou muito preocupada com o alto índice de desatenção, baixa concentração e sonolência apresentada por nossos adolescentes nas aulas principalmente no turno da manhã.
Às vezes vejo um aluno fazendo maior esforço para permanecer com os olhos abertos durante a aula ou às vezes até mesmo cochilando ou dormindo.
Já me perguntei várias vezes se culpa é minha, das minhas aulas que estão sem atrativos....

Olho para alguns alunos, eles olham para mim mas tenho a nítida certeza que eles "não estão ali". Onde eles estão?
O que estão pensando?
Parece que eles estão dormindo como os olhos abertos!!!...

Ai me veio a pergunta:
Será que eles estão dormindo o suficiente???... Que horas esta garota está dormindo para acordar às 6horas ou menos?

Fiz uma enquete e constatei o que já suspeitava: eles dormem em sua grande maioria muito tarde. Ficam em frente a televisão, na internet e dormir que é bom... nada...
Ou melhor, dormem sim, muito mas a tarde toda! E que horas eles estudam? Eu mesmo respondo: eles não têm por hábito estudar! Ficam apenas com o conhecimento de dentro da sala de aula e olhe lá, pois na sala eles estão sonolentes, dispersos, sem concentração.
Por que?
Por que não dormiram o suficiente para recarregar as energias.

Vejam vocês mesmos a necessidade de uma boa noite de sono para nossas crianças, adolescentes e até mesmos os adultos. Esta reportagem que saiu na revista Saúde em setembro, me chamou muito atenção por isto resolvi colocá-la na íntegra para que todos que se interessarem pelo assunto possam ler, fazer suas reflexões e quem sabe adquirir uma melhor qualidade de vida, melhor aprendizagem com um sono realmente restaurador e suficiente para cada faixa etária.

Espero que meus alunos leiam e sintam a necessidade de mudem seus hábitos noturnos para garantir uma qualidade satisfatória do sono reparador e restaurador e consequentemente uma melhoria na sua participação em sala de aula e uma aprendizagem de qualidade.

Boa leitura:

obs: clique na imagem para ela aumentar.






4 comentários:

  1. Agora eu descobri o motivo da minha falta de atenção!kkkk
    essa reportagem e muito boa !!
    Amo muito você ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cristina Costa!

    Eu estou no 12º ano e estou a trabalhar num projecto que tem como tema "A Impotância do Sono (no nosso quotidiano)".
    Estava a pesquisar sobre o assunto e encontrei este post.
    Gostava de aproveitar estas imagens da reportagem mas não consigo aumentar a última imagem, onde estão as dicas para dormir melhor.
    Poderia ou enviar-me a imagem ou colocar a imagem de forma a que possa ser aumentada?
    Fico a aguardar uma resposta.
    Desde já, obrigado.

    Beijos,
    CelticRose.

    ResponderExcluir
  3. Olá Celtic Rose, vou procurar a revista que eu pesquisei e tentar enviar novamente.
    mas estou de férias e estarei em casa na semana que vem.
    terei o maior prazer em te ajudar!

    ResponderExcluir
  4. Não faz mal, eu posso esperar.
    Muito obrigado, Cristina!

    Beijos,
    CelticRose.

    ResponderExcluir