sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Greve Nacional por Piso, Carreira e 10% PIB para Educação

O Conselho Nacional de Entidades da CNTE (composto por todos os sindicatos que representam os trabalhadores em educação dos estados e de vários municípios) discutiu e deliberou pela articulação de uma greve nacional em 2012. O movimento nacional terá como eixos o Pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional, a carreira dos profissionais da educação e pelo investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para educação publica imediatamente.

Outra questão importante é a vitoria da CNTE, e portanto de todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação da rede pública do país, a respeito do reajuste do Piso Salarial. O Governo Federal recuou e aplicara como índice para o reajuste o determinado pela Lei Federal 11.738/08 para 2012 e não pelo INPC. Este resultado é fruto de um processo de pressão da Confederação e da categoria de todo país junto aos deputados federais e Governo Federal.

Desta forma, o reajuste do custo aluno será definido em 21,97%.

Estas são boas notícias para a categoria e uma péssima noticia para o Governo de Minas que já contava com o reajuste do Piso Salarial apenas pelo INPC e assim tentar desqualificar o Piso Salarial como política de valorização da categoria. Permanece o abismo entre os reajustes: o Piso Salarial com um reajuste de 21,97% e o reajuste do subsidio será de 5%.


GREVE NACIONAL: 14, 15 e 16 de marco de 2012.


FONTE: blogdabeatrizcerqueira.blogspot.com/



.

6 comentários:

  1. ORGULHOSA DE SER PROFESSORA,MAS NAO ORGULHA O GOVERNO QUE TEM.17 de dezembro de 2011 às 00:15

    EI CRIS,

    TODOS NÓS QUE LUTAMOS PELOS NOSSOS DIREITOS DURANTE ESTA GREVE DE 112 DIAS,TEREMOS COM CERTEZA, O PIOR NATAL DOS ULTIMOS ANOS.ESTE CLIMA DE INJUSTIÇA,DE DITADURA QUE ESTAMOS VIVENDO EM MINAS GERAIS NOS DEIXA MUITO TRISTES. ESTE ANASTASIA SATANÁS,DANILO DE CASTRO (toda corja) E SEUS 51 DEPUTADOS QUE TRATORARAM A NOSSA CARREIRA CONSEGUIRAM DEIXAR TODOS ASSIM: DESENCANTADOS COM A EDUCAÇAO, TOTALMENTE DESESTIMULADOS PARA 2012.
    NÓS NAO MERECEMOS UM FINAL DE ANO DESTE JEITO.
    VAMOS BUSCAR FORÇA EM DEUS PRA QUE POSSAMOS TER UM FINAL DE ANO FELIZ!!
    PARABÉNS A TODOS NÓS, QUE FOMOS E SEREMOS SEMPRE "COMBATIVOS"!
    CRIS, QUE SEU BLOG CONTINUE COM ESTE MESMO BRILHO EM 2012.

    ResponderExcluir
  2. POIS É TRISTE OOUVIR TUDO ISSO SE NÃO TEMOS O PISO AQUI EM MINAS.E O SINDICATO ATÉ HOJE NÃO ENTROU COM O TAL ESCRITÓRIO DE ADVOVACIA PARA MOVER UMA AÇÃO.ACHO QUE IRÁ ESPERAR O ANO ACABAR.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cris, situação angustiando essa, vivida por nós educadores, principalmente os 153.000 que optaram pela volta ao regime de vencimento básico e que estão , como eu, perdendo muito do já parco salário. Como será que ficará essa situação? Seremos ressarcidos ou não? Forte abraço,

    ResponderExcluir
  4. Cris,
    Às vezes fico descrente e desanimada, por que o nosso sindicato age muito lentamente. Até agora só se falou em contratar um escritório de advocacia, mas nada se fez, e o tempo está passando. Como posso pensar numa greve federal se aqui em Minas, o governo não cumpre leis nada acontece?
    Estou muito amarga e revoltada. Ultimamente só tenho lido as postagens e evito comentar para não contagiar os colegas.
    Abraços e que Deus nos dê sabedoria para que nossos direitos sejam devolvidos.

    Maria Helena - Ipatinga

    ResponderExcluir
  5. Desejo a vocês um feliz natal, e que o ano de 2012 seja para nós um ano de justiça. Pois Deus é fiel.Igarapé.

    ResponderExcluir
  6. Cris, durante esse ano estivemos juntas em ideais. Eu, hoje quero desejar a vc e todos que como eu visitam diariamente seu blog um Natal muiiiito feliz e que o nosso Ano Novo passa ser melhor!
    Vamos esquecer esse maldito governador durante esses dias. Ano que vem voltamos com força total!!!!
    Um forte abraço a todos!

    ResponderExcluir